segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Esportes Coletivos

    Os esportes coletivos podem ser praticados de forma competitiva ou como atividade recreativa e de lazer. De um modo geral, enfatizam o trabalho em equipe, a coordenação, agilidade, percepção temporal e espacial, além do desenvolvimento cognitivo na organização técnica e tática do jogo. De acordo com a especificidade de cada modalidade, pode-se ter outras capacidades e habilidades físicas realçadas como: impulsão, precisão, força, destreza, entre outras.

                                                                    
 Basquete
        
          O basquete (antigamente chamado de bola-ao-cesto) foi inventado em 1891, nos Estados Unidos, pelo canadense James Naismith a pedido da YMCA (Young Men's Christian Association, Associação Cristã de Moços) de Massachusetts. O objetivo era criar um esporte menos violento que o futebol americano (derivado do rugby) e o beisebol, e que pudesse ser praticado no inverno, em espaços fechados.
          É esporte olímpico desde 1936, embora já tivesse sido exibido nos Jogos Olímpicos de 1904. Introduzido em São Paulo em 1906, difundiu-se por todo o país através da ACM (Associação Cristã de Moços), que organizou os primeiros campeonatos.
        A seleção masculina brasileira foi campeã mundial em 1959 e 1963. A feminina conquistou o título mundial, até então inédito, em 1994, em Sidney, Austrália.

                                                         
                                                                     
Beisebol          

          O beisebol começou na Inglaterra, por volta de 1700. Foi trazido para o Brasil por funcionários de companhias americanas e do próprio consulado, mas só se desenvolveu com a chegada dos imigrantes japoneses, no início do século XX.
         No jogo, duas equipes compostas por 9 jogadores cada, se revezam no ataque e defesa, na tentativa de alcançar o maior número de pontos ao longo de 9 "innings" (rodadas). Cada equipe conta com arremessador e rebatedor, sendo que o objetivo deste é rebater a bola com o bastão e lançá-la o mais distante possível dos jogadores adversários, para que tenha tempo de completar uma volta no campo, marcando assim o ponto.

                                                       
Futebol         
        
           Na China e na Grécia, há mais de 4 mil anos, já existiam jogos com bola, que podem ter sido a origem do futebol. Mesmo na antiga Roma existiam jogos de bola, que permitiam usar pés e mãos e eram disputados por 54 jogadores - 27 de cada lado. Mas as partidas eram muito violentas e, com as condições sociais da época, quase sempre se transformavam em verdadeiras batalhas, ocorrendo até casos de morte.
          É só no século XIX que surge, na Inglaterra, o jogo de bola nos moldes atuais. Um futebol jogado somente com os pés, que foi regulamentado em 1863, com a fundação da The Football Association.
         Seu progresso foi rápido e, em poucos anos, o esporte se tornou o mais popular do mundo. As competições internacionais tiveram início em 1871. Em 1920, o futebol foi incluído nos Jogos Olímpicos e, dez anos depois, foi realizada a primeira Copa do Mundo, que se repete a cada quatro anos.
        No Brasil, acabou se transformando em paixão nacional, sendo o esporte mais praticado. Somos o único país com o título de Tetra Campeão Mundial, tendo vencido as Copas de 1958, 1962, 1970 e 1994.
         Sua prática originou modalidades como o futsal, futebol society e futebol de areia.

                                                          
Handebol            

          Têm sua origem nos jogos com bola da Grécia e Roma antiga, mas o esporte, como se joga hoje, foi introduzido no final do Século XIX, na Alemanha. É esporte olímpico desde 1936 e, no Brasil, surgiu após a Primeira Guerra Mundial, com a chegada dos imigrantes alemães.
         É uma combinação entre o basquete e o futebol: a bola é conduzida pela quadra com as mãos, através de passes entre os jogadores, com o objetivo de lançá-la no gol do adversário.
        Nas competições, o técnico é de fundamental importância, pois trata-se de um esporte coletivo onde a união e as jogadas táticas são mais importantes que o desempenho individual.
       O Brasil não tem nenhum título olímpico nem mundial nessa modalidade e, no nosso país, é um esporte mais popular no âmbito das escolas.

                                                                      
                                                                 
Rugby         

          Lenda ou verdade, a história conta que o rugby foi inventado por acaso, em 1823, quando um jogador inglês, no meio de um jogo de futebol, agarrou a bola com as mãos e correu até o gol adversário. Até hoje, uma pedra colocada nos portões da Rugby School of England simboliza a criação deste esporte, que começou a ser muito praticado nas escolas e universidades britânicas. Atualmente, é praticado em mais de 80 países, mas sempre como esporte amador.
         Foi introduzido no Brasil pela comunidade britânica, em expansão em São Paulo, no início do século XX.
        É semelhante ao futebol americano, porém menos violento. O objetivo do jogo é que duas equipes de quinze, dez ou sete jogadores cada, consigam passar, chutar e apoiar a bola no "in-goal" adversário (área demarcada no campo), somando pontos para sua equipe. Os pontos são marcados através de diferentes jogadas, cada uma com uma pontuação específica.


Voleibol         

          Foi criado em 1895, pelo professor William G. Morgan, em Massachusetts (Estados Unidos). Surgiu como uma opção para as pessoas que não gostavam do contato físico intenso e do grande esforço exigido pelo basquete. Acabou ampliando a prática esportiva para pessoas mais velhas.
          No Brasil, o vôlei é praticado desde 1916, quando foi realizado o primeiro jogo na Associação Cristã de Moços, em São Paulo. Tornou-se um esporte muito popular no país na década de 80.
         É um esporte olímpico desde 1964. O Brasil tem uma das melhores equipes masculinas do mundo: já foi campeão (Barcelona, 1992) e vice-campeão olímpico (Los Angeles, 1984).
Da sua prática, surgiram modalidades como o futvolei e o vôlei de praia (jogado, principalmente, em duplas).


Links associados:





2 comentários:


  1. Ajudou muito no meu trabalho de Ed.Físisca,obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por me ajudar com o meu trabalho de Educação física 😁

      Excluir